Janeiro Roxo: conscientização e combate à Hanseníase!
Dia 26 de janeiro é o Dia Mundial Contra a Hanseníase, por isso o mês ganhou a cor roxa para alertar e conscientizar a sociedade sobre o combate à hanseníase. A doença, cercada de preconceitos e estigma, é contagiosa, mas, tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A contaminação ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos que, em casos mais graves, pode levar à amputação.
O enfrentamento à hanseníase é um dos principais desafios de saúde pública no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas. Para contribuir com o diagnóstico precoce da doença, em 2022 foram incluídos ao SUS três novos testes de apoio ao diagnóstico e um para detecção de resistência da doença. Casos suspeitos devem procurar as UBS para uma avaliação.
O CISVALI realiza o atendimento aos pacientes de Hanseníase diagnosticados provenientes dos nove municípios que compõe a região de saúde, na foto a equipe do CISVALI juntamente com o Dr. Augusto Strapassola – Médico Dermatologista que realiza os atendimentos de Hanseníase no Consórcio.